7 minutos

Os exercícios aeróbicos regulares e os Treinos de Resistência são duas estratégias sugeridas para ajudar as pessoas a gerenciar e expandir sua energia física, prevenir a fadiga e o ganho de massa muscular.

O American College of Sports Medicine (ACSM), recomenda um treino de resistência 8 a 12 repetições para cada grupo muscular e 2 a 3 minutos de descanso entre uma série e outra de exercícios. A recomendação padrão para exercícios aeróbicos são de 150 minutos por semana, de exercícios com intensidade moderada, sendo 30 a 60 minutos por treino, ou 75 minutos por semana com exercícios de alta intensidade. A pessoa terá que ficar pelo menos 4 horas na academia por semana.

Estes protocolos tradicionais, realmente funcionam. Mas eles podem não ser realistas o suficiente, por conta da quantidade de tempo necessário para completar o programa de treinamento e muitas outras limitações.

Para lidar com essas limitações, uma das Estratégias são os circuitos de Treinamentos de Alta Intensidade (HICT – high intensity circuit training) ou HIIT (high intensity interval training), usando o Peso do Próprio Corpo, como resistência. Este Treinamento combina o Exercício Aeróbico e o de Resistência em uma ÚNICA Sessão de Exercícios durando certa de 7 Minutos. Esses 7 Minutos podem ser repetidos duas ou três vezes, dependendo do tempo disponível. O fato de ser utilizado apenas o Peso do Corpo para criar Resistência, faz com que este Programa de Exercícios possa ser Feito em QUALQUER LUGAR !

O HIIT é um novo Conceito e cresce em Popularidade e Eficiência. Ele é um meio rápido e eficaz para PERDER PESO e GORDURA Localizada. Os Treinamentos de Resistência, usando vários grupos musculares e com pouco tempo de descanso entre eles, trazem BENEFÍCIOS Aeróbicos e Metabólicos. Estudos mostram que estes Efeitos Benéficos, podem durar até 72 horas depois que você fizer os Exercícios de Alta Intensidade. Períodos mais curtos de descanso, Resultam em menos tempo de Exercícios. Isso traz Vantagens para quem não têm muito tempo para treinar.

Existem grandes benefícios neste tipo de treinamento, pois ele MELHORA:

  • A Aptidão Aeróbica e Anaeróbia;
  • A Pressão Sanguínea;
  • Saúde Cardiovascular;
  • Sensibilidade à insulina (relacionado à diabetes tipo 2);
  • Os Perfis do Colesterol;

Além destes Benefícios, também ocorre a Perda de Gordura ABDOMINAL e Peso Corpóreo mantendo sua Massa Muscular.

Este Programa de Exercícios é a solução para aqueles que são muito ocupados. Ele irá ajudar a melhorar a saúde e a ter uma melhor QUALIDADE DE VIDA através da pratica da atividade física em poucos minutos. Vale lembrar que manter uma alimentação equilibrada e saudável, faz parte do processo.

Referências:

High intensity circuit training using body weight: maximum resulte with minimal investment. Brett Klika, C.S.C.S., etal. ACSM´s Heath & Fitness Journal, Vol 17/n3. 2013.

The Basics of High-Intensity Interval Training. ACSM certification. Maio  2015. Disponível em:  https://certification.acsm.org/blog/2015/may/the-basics-of-high-intensity-interval-training

Hight- Intensity interval training: new insights. Sport Science Exchange, Vol 20/n2.2007