Hiit (hight intensity interval training)

Hiit (hight intensity interval training) traduzido como treinamento de alta intensidade.

O método de exercício intermitente parece efetivo e eficaz para o controle e alterações na composição corporal em ambos os sexos. Heydari et al. (2012) conduziram programa de exercício intermitente de alta intensidade em homens jovens com sobrepeso por período de 12 semanas com sessões de 20 minutos três vezes por semana. O protocolo consistia de esforços de 8 segundos separados por períodos de recuperação de 12 segundos. Assim como no estudo de Trapp et al. (2008), verificaram-se reduções significativas na gordura corporal total, abdominal e do tronco, além de diminuição na gordura visceral e aumento de massa magra. O HIIT demonstra potencial para promoção de adaptações relacionadas à redução de gordura corporal, através de protocolo com volume e frequências reduzidas aliados a intensidade elevada.Esses resultados são muito promissores não só para prevenção, mas também como alternativa de tratamento, já que obesidade e sobrepeso estão, juntamente com associações de idade ou gênero, relacionados com vários distúrbios, na sua maioria, metabólicos (JAMES, 1998).
Os possíveis mecanismos responsáveis pela redução na gordura corporal induzida pelo HIIT ainda não foram determinados; entretanto, podem estar associados à maior oxidação de gordura durante e, principalmente, após o exercício intermitente (BOUTCHER, 2011). Essas referências estão no livro Exercício Intermitente, Estado da Arte e Aplicações Práticas

David Cardoso Maia
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